Pontos Turísticos

Principais Pontos Turísticos de Manaus

Muita gente viaja para Manaus sem saber o que encontrar. Por isso, adiantamos: é, sim, o lugar perfeito para entrar em contato com a natureza e apreciar os sons dos pássaros, mas não é só isso que move o turismo na cidade.

Se por um lado o encontro das águas ocupa o posto de principal atração natural, por outro, o Teatro Amazonas é a obra arquitetônica mais incrível da cidade. Conhecer a confluência das águas dos rios Negro e Solimões, sem que suas cores se misturem, é tão incrível quanto admirar as pinturas no teto de um dos principais teatros brasileiros.

O que muita gente não sabe é que Manaus é muito mais antiga do que aparenta – prova disso são seus edifícios históricos que revivem a glória do Ciclo da Borracha. Caminhar pelo centro da cidade e admirar o Palacete Provincial ou o Palácio Rio Negro é reviver uma época de riqueza, onde ver e ser visto fazia toda a diferença na sociedade.

Se o calçadão de Copacabana faz tanto sucesso, tenha certeza: em parte, é graças a Manaus. O Largo de São Sebastião, em frente ao teatro, tem o mesmo desenho sinuoso da famosa praia carioca. Se no Rio as formas das pedras representam as ondas do mar, em Manaus elas simbolizam o encontro do rio barrento com o rio de águas negras. Manaus é uma cidade onde história, natureza e urbanismo caminham de mãos dadas.

Encontro das Águas
encontro-das-aguasO Encontro das Águas é um fenômeno que acontece no Amazonas após a confluência do Rio Amazonas, de água barrenta, com o Rio Solimões, de água negra. Durante um trecho de seis quilômetros (que chega a 22km em algumas épocas), os dois rios ficam lado a lado sem misturar suas águas, devido às diferentes densidades e velocidades. É um cenário muito interessante para observar, tirar fotos e contar história.

O ideal é que o dia esteja ensolarado para observar o encontro, pois assim a coloração dos rios é mais visível.

Palácio Rio Negro
palacio-rio-negroBasta passar pela parte de fora do Palácio Rio Negro para ter vontade de conhecê-lo melhor. O Palácio, bem conservado, pintado de amarelo, pode ser visitado gratuitamente. Antiga sede do governo, hoje em dia o prédio possui exposições permanentes e temporárias, biblioteca e salões que mostram todo o charme dos tempos áureos de Manaus.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
centro-cultural-dos-povos-da-amazoniaApesar de ainda não ser tão difundido como destino turístico em Manaus, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia é mais interessante do que seu exterior aparenta. O lugar é visitado com instrutores, o que deixa todo o passeio interessante e educativo, perfeito para famílias com crianças. A vantagem é que o lugar não é cansativo, já que as pessoas podem interagir com diversos objetos ao longo do passeio.

No exterior será possível conhecer malocas indígenas e objetos para fazer farinha e extrair látex. No interior, não deixe de visitar o museu do Centro Cultural, com inúmeras fotos, quadros, frutos e colares utilizados pelos povos indígenas.

Entrada e visitas guiadas gratuitas.

Igreja de São Sebastião
igreja-de-sao-sebastiaoA Igrejinha de São Sebastião está próxima ao Teatro Amazonas e é um local pitoresco, que salta aos olhos pela decoração interna. A igreja data de 1888 e possui grande variedade de estilos. É um lugar legal para conhecer, especialmente para pessoas religiosas.

Palacete Provincial
palacete-provincialO Palacete Provincial, também conhecido como Quartel da Polícia Militar, abriga hoje diversos atrativos diferentes. Conhecendo o Palacete será possível visitar a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, o Museu da Arqueologia e, ainda, o Museu de Numismática, com uma grande coleção de moedas – ou seja, cinco  atrações em uma.

Sugerimos conhecer, ao menos, a pinacoteca, com 159 obras que contam a história do Amazonas.

A entrada é gratuita, assim como as visitas guiadas.

Praia da Ponta Negra
praia-de-ponta-negraA Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade, muito procurada para os locais se refrescarem do calor. A praia só se forma quando o rio está baixo, mas as atrações do calçadão da Ponta Negra estão por lá o tempo todo. Em qualquer época do ano você pode (e deve) visitar a praia para curtir um belo visual, observar a Ponte Iranduba, assistir aos shows que acontecem por lá ou caminhar ao ar livre. É um lugar supergostoso para crianças e adultos.

Teatro Amazonas
TeatroAmazonasConstruído em 1896, o Teatro Amazonas é um dos cartões-postais de Manaus. É um edifício imponente tanto em seu interior como no exterior. Fazer a visita guiada por dentro do teatro (R$ 10) é a melhor pedida para conhecer a história que envolve essa bela construção, símbolo da riqueza do látex.

Somente com um guia é possível entender o sentido real de cada pintura, objeto ou arquitetura desse lugar. Cada salão oferece um detalhe diferente, capaz de prender a atenção de todo tipo de público.

Não deixe de observar a cúpula externa do teatro, com mais de 19 mil pequenos ladrilhos que fazem em seu desenho uma homenagem à República do Brasil, e o salão principal, com um teto lindíssimo.

Zoológico do CIGS
zoologico-do-cigsPara quem está com crianças, visitar um zoológico é sempre opção certeira. Em Manaus, o zoológico do Cigs, mantido pelo Exército, é desses lugares que não faltam nos roteiros de famílias com pequenos.

O lugar possui jabutis, jacarés, araras, cobras, tigre e uma área superlegal para os macacos. O lado negativo é que todo o espaço não é tão bem cuidado atualmente. Faltam manutenção e uma reforma.

É um lugar interessante para divertir os filhos, mas para adultos deixa a desejar (R$ 4).